quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Aplicando papel de parede - parte 2

E dando prosseguimento à série de posts sobre colocação de papel de parede, vamos agora falar sobre a aplicação do papel em si.

Pra quem perdeu o post anterior, falamos sobre o material necessário e a preparação do espaço, da cola e do papel.

APLICANDO O PAPEL NA PAREDE

A cola já descansou por umas 2 ou 3 horas, você já cortou todas as faixas necessárias pra cobrir sua parede, vamos agora à parte mais trabalhosa do processo, colar o dito cujo na bendita!

Se você vai fazer uma parede inteira, aconselha-se começar por uma das quinas. Estenda a primeira folha do papel já cortada no chão, com seu verso para cima. Se o papel estiver enrolando, vire as pontas no sentido inverso, para que ele se aquiete!

Molhe o rolinho ou o pincel na cola e passe no verso do papel. Atenção, pode encharcar o papel de cola, ok? Nada de fina camada. Capriche na quantidade, sem medo. Só pra vocês terem uma ideia, na nossa primeira tentativa, colocamos uma camada fina de cola e assim que começamos a fixar o papel da parede, percebemos que a cola havia sido toda absorvida pela parede e em minutos estava sequinha, assim como o papel. Resultado, não colou. Então pode fazer pocinha de cola :P

Sei que a foto não tá das melhores, mas acho que dá pra perceber que a gente encharcou o papel de cola...





Depois que já tiver passado cola em uma boa parte do papel, dobre-o, para que a cola não seque. E continue passando cola no restante do papel. Passe cola e dobre-o, passe e dobre-o, no formato de sanfona. A última ponta você dobra no sentido contrário. (Nos vídeos, que estão linkados no final deste post, você consegue entender melhor essa dobradura).



Pronto, seu papel está bem encharcado de cola e dobradinho. Agora você sobe na escada, com todo cuidado do mundo! Quando chegar lá em cima, segure bem firme as pontas do topo do papel que está dobrado e deixe o restante do papel se soltar. Como você fez essa dobra sanfonada, o papel se desdobra de uma só vez. Cuidado, pra que ele não caia da sua mão nesta hora! Em seguida, encoste o topo do papel no teto, deixando sobrar cerca de 5 cm de papel e encoste sua lateral na quina da parede.


É importante não deixar que o papel inteiro grude na parede. Se alguém puder te ajudar, melhor. Assim, enquanto você ajeita o topo e as laterais, a pessoa, embaixo, se certifica de que o restante do papel não grudará na parede.

Assim que tiver certeza de que o papel está no seu devido lugar, pegue q espátula e marque a dobra entre a parede e o teto.



Em seguida, passe a espátula no centro do papel e de cima pra baixo. Depois passe do centro para as laterais. Desta maneira você fixa o papel no centro e depois vai tirando o excesso de cola pelas laterais. Vá fazendo isso aos poucos, em pedaços pequenos.



Faça isso várias vezes no mesmo lugar. Passe a espátula de cima para baixo e do centro para os lados, até que o excesso de cola seja eliminado. E não se assuste, vai sair muita cola pelas laterais. Muita cola gosmenta (eca!), que você pode sempre limpar com a espátula e jogar de volta no balde. Lembrando também que essa cola não é tóxica. Pode cair na roupa, na pele, que sai tudo na água.

Olha a quantidade de cola que sai pelas laterais!

Outro detalhe, se o papel ficar torto ou formar alguma bolha, você pode descolá-lo, movê-lo e colar de novo sem problemas. Cansamos de fazer isso. E se precisar tirar o papel da parede e passar cola de novo, também pode. Fizemos isso umas duas vezes.

Quando, então, chegar no rodapé, você deve fazer o mesmo que fez no topo, marcando bem a dobra da quina com a espátula.


Para finalizar, você só precisa cortar os excessos de papel no topo e na base. Marque a quina entre o teto ou o rodapé com a espátula de metal (no nosso caso era de plástico mesmo, só que com a ponta mais afiada) e, usando a espátula como base, vá cortando o excesso de papel com o estilete. Atenção! O estilete deve estar com a lâmina nova. Se a lâmina estiver cega, quebre-a, ou você corre o risco de rasgar o papel.



Depois que você acertou a colocação da primeira faixa, basta seguir com a colagem das demais. Se você escolheu um papel estampado, quando for colocar a faixa seguinte, terá que se preocupar com o encaixe do desenho. Então, na hora de começar a colocação lá no topo, certifique-se de que o desenho está encaixando direitinho com o desenho do papel já colocado. Esteja certo também de que a nova folha está bem juntinha da anterior e no mesmo prumo, senão você corre o risco de colar um papel em cima do outro ou de ter um espaço de parede entre eles. É um pouco complicado e chato, mas como já falamos, você pode sempre descolar e colar novamente, para ajeitar a posição do papel.

A atenção aos encaixes é muito importante!
Ah! E esse risco entre um papel e outro some depois de seco,ok?

Só depois que estiver certo de que a segunda folha de papel está na posição correta e seguindo o desenho, comece a fixá-la com a espátula.

E eis as primeiras duas folhas colocadas!!!

Observações importantes:

1) Se o seu papel for liso, ótimo pra você. Esse é o melhor dos mundos. Sua única preocupação será com a distância entre uma folha e outra.

2) Se seu papel for estampado, atenção com o casamento do desenho, tanto na hora de cortar, quanto na hora de colocar na parede. Dica importante, comece a encaixar o desenho um pouquinho desencaixado pra cima, pois, conforme você vai alisando o papel pra baixo com a espátula, ele vai sendo empurrado e junto com ele, o desenho. Então é melhor que ele não esteja exatamente encaixado perto do teto, do que na altura dos olhos. Mas é coisa mínima, tipo 3 mm.

3) Se o seu papel for texturizado você vai ter ainda mais trabalho. Não poderá fazer muita força com a espátula para fixá-lo na parede e tirar o excesso de cola, senão corre o risco de alisar a textura. Então através de tentativa e erro, vai ter que ajustar a quantidade de cola. Isso aconteceu com uma amiga minha. Ela disse que precisou testar muitas vezes até descobrir qual era a quantidade exata de cola necessária pra fixar o papel, sem que ela precisasse fazer muita pressão sobre a textura dele, para tirar o excesso de cola. Ufa!

4) Dois vídeos que nos ajudaram com a colocação do papel:
http://youtu.be/AMx-UEYFd_s
http://youtu.be/tl_APZtQHDE


No próximo post, falaremos sobre como recortar o papel em volta de tomadas, interruptores e até em volta de um trilho de porta de correr! Inté!


~ ~ ~ ~ ~

Da mesma série:
Aplicando papel de parede - parte 1
Aplicando papel de parede - parte 3 » tomadas e interruptores
Aplicando papel de parede - parte 4 » trilho de porta de correr


12 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi Rafaella!
      Obrigada! Fico feliz!
      beijos, Bianca

      Excluir
  2. Ficou lindo, adorei o papel de parede!!!
    Obrigada pelas dicas, tbm pretendo colocar o papel no ap, e de preferencia sem gastar... esses tutoriais tem sido de grande ajuda, rs.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari,
      Que bom que gostou! Fique atenta que vou dar mais dicas sobre aplicação de papel de parede!
      beijos! Bianca

      Excluir
  3. Oi que coincidência tb postei sobre papel de parede hoje...
    Seguindo vc,...
    Beijo
    decorehouse

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tais,
      Papeis de parede voltaram à moda, né? Acho muito bacana!
      beijos!

      Excluir
  4. Menina....não sei se teria coragem de meter nessa empreitada!

    ResponderExcluir
  5. Oie Bianca adorei a ideia do papel de parede, queria tanto colocar aqui em casa (mas marido é pintor e nao gosta da ideia) acho um luxo
    ja te sigo com meu outro perfil agora seguirei com esse tambem por causa do meu blog beijinhos
    Sonhos de um Casal

    ResponderExcluir
  6. Adorando esse passo a passo, certeza que usarei. Comprarei meu papel de parede no Aliexpress

    ResponderExcluir
  7. PARABÉNS PELAS EXPLICAÇÕES, MARAVILHOSAS. VOU COLAR O MEU TAMBÉM, O CARA ME PEDIU, PRA COLOCAR, 50,00 POR ROLO E É CLARO VOU FAZER . ADOREI, MESTRA!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Posts relacionados - Plugin for WordPress, Blogger...