terça-feira, 8 de outubro de 2013

Aplicando papel de parede - parte 1

Dia desses minha amiga Mariana me perguntou: "Bianca, você tem ideia de como eu faço pra colocar papel de parede? É difícil?" Aaaaahhhh!!! Pra quê? Não só eu quis descobrir, como quis ajudá-la a aplicá-lo. Conseguimos marcar a data e arregaçamos as mangas.

Minha ideia inicial era fazer um vídeo pro blog. Mas já existem tantos vídeos bons por aí, que achei que fotos e dicas seriam mais objetivas e de mais ajuda.

E o post ficou tão grande, que resolvi dividí-lo em partes. Vamos, então ao que interessa! Primeira parte, materiais e preparação!

MATERIAL

Papel de parede (dããããã)
Cola especial pra papel de parede
rolinho para tinta ou pincel
espátula de plástico e de metal
estilete
balde de plástico
plástico e jornal para forrar o chão

A quantidade de papel de parede varia de acordo com o tipo de estampa. Se for liso, você precisa de um pouco menos, se for estampado, o gasto é um pouco maior, pois você desperdiça alguns pedaços, quando vai encaixar a estampa. No vídeo-aula da Leroy Merlin tem uma boa explicação de como fazer essa conta (com tabelinha no minuto 3:25).

Além do papel, você vai precisar da cola, que é em pó e é vendida em saquinhos de 10, 50 e 100 g. Cada 20 g rende o suficiente para um rolo de papel. A boa notícia é que a cola é atóxica e sai com água facim facim!

E por fim você vai precisar de espátulas de plástico, para ajudar na fixação do papel na parede. É bom ter também uma espátula de metal ou mesmo de plástico, só que mais afiada, para auxiliar no corte.

PREPARAÇÃO

Primeiro você deve começar preparando a cola. Cada 10 g deve ser diluído em 600 ml de água. Misture tudo muuuito bem dentro do balde plástico. E não exite em meter a mão na massa, literalmente. A cola cria bolinhos, pelotas ou como voê queria chamar, assim como acontece com a cola de farinha ou maizena que a gente fazia na escola. Essas pelotas devem ser todas dissolvidas e nada melhor do que seus dedos para fazê-lo.

Gominhos de cola devem ser bem dissolvidos


Depois que a cola estiver bem diluída, com uma consistência gelatinosa, você deve deixá-la descansar por cerca de 2 a 3 horas. É... Cola também merece descanso antes de trabalhar!

Se quiser, já pode seguir preparando o resto do material e do espaço.

Escolhemos forrar o quarto com plástico. Minha amiga comprou um plástico bem fininho mesmo. A intenção é proteger o chão da cola, que sempre vai escorrer e cair. Mas cuidado, eu levei alguns escorregões nas poças de cola e quem quase caiu fui eu. Toda atenção é pouco!



E para que tudo ficasse bem protegido mesmo, fixamos o plástico com fita crepe nos rodapés. Foi o suficiente.



Enquanto a cola descansa, você também já pode seguir cortando as faixas do papel. O ideal é deixar cerca de 10 cm de sobra além da altura da sua parede (pé direito). Por exemplo, se sua parede tiver 2,70 m de altura, corte uma faixa com 2,80 m.



Caso o seu papel de parede seja liso, você não precisa se preocupar com o encaixe de nenhuma estampa e pode seguir cortando o restante das faixas necessárias para forrar sua parede.

Mas... a Mariana quis complicar, é claro, e escolheu um papel estampado e floral (nada geométrico!), o que dificultou um pouquinho o processo de colocação. Isso porque a gente precisa cortar as faixas de forma que seus desenhos se encaixem lado a lado. Pra terem uma ideia, na primeira tentativa, fizemos o corte errado e tivemos que jogar uma faixa inteira fora. Então aprendemos que o melhor a fazer é abrir a segunda faixa ao lado da primeira, encaixar o desenho e só depois, cortar o papel.

Encaixe bem o desenho do papel, antes de cortar as demais folhas


Com certeza vai haver desperdício nesses casos, mas é por isso que devemos sempre comprar um pouco mais de papel do que a medida necessária.

Para que o encaixe fique correto, provavelmente haverá um pequeno desperdício de material.
Compre sempre um pouco mais de papel que o necessário


E pra não se perder, na hora de aplicar o papel na parede, anote no seu verso a ordem de colocação, de preferência no topo de cada faixa, assim você já sabe qual o lado de cima e qual o lado debaixo.



Agora que você já separou o material e já preparou tudo, pode começar a colocação! Mas isso fica pro próximo post, porque eu já cansei de escrever por hoje!

Inté!

~ ~ ~ ~ ~

Da mesma série:

10 comentários:

  1. Acho super bacana quando colocam a mão na massa! Eu coloquei meus papeis no ape e achei facil e o resultado tb foi muito bom, ninguem diz que nãofoi feito por profissional rs! Tenho certeza que vcs arrebentaram e ficou lindo. Tô curiosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sessa,
      Pois é, tb adoro colocar a mão na massa. Realmente não é complicado, só trabalhoso mesmo. Em breve mostrarei os resultados.
      beijos!

      Excluir
  2. Adorei o post, tb vou querer colocar na minha casa. Ansiosa para o próximo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O segundo post já saiu, mas ainda farei mais uns 2! Muitas dicas!
      bjos

      Excluir
  3. ah, fiquei curiosona pra ver o resulatdo srrsr! eu ja encomendei o meu, qdo chegar vou te chamar pra me ajudar hein srrsr!bjos e parabens pelo post explicadíssimo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patricia,
      Continue acompanhando que tem mais posts sobre o assunto!
      Acho que vou começar a cobrar por colocação de papéis! hahaha
      beijos!

      Excluir
  4. Huumm...curiosa pra ver a parte 2 e dando nota em tudo!

    Obrigada!

    Juci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juci,
      A parte 2 já foi publicado,mas ainda vem mais dicas por aí.
      beijos!

      Excluir
  5. Háaaaaaaa nãooooooooo agora que tava ficando bom!!!!!..........
    Queremos ver como ficou!!! rsrsrs......... Quem sabe me animo e coloco eu mesma no meu quarto?
    Bjosssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calma Áurea! Já publiquei a parte 2 e ainda teremos mais posts! Você vai se animar com certeza!
      beijos!

      Excluir

Posts relacionados - Plugin for WordPress, Blogger...