terça-feira, 30 de abril de 2013

Trena na mão! Medidas no papel!

Essa é uma dica sempre muito importante pra quem está reformando ou mesmo descorando um apê. Ande sempre, sempre, sempre com uma trena na mão. Ou no bolso, bolsa, carteira, dentro do sapato, escondida na cabeleira, não importa, o que importa é ter uma por perto. Quem sabe você usa a sua como chaveiro. Existem uma pequeninas que você encontra em camelô. Muito práticas.



Mas... Andar com a trena apenas não é o suficiente. Ande com a trena e USE-A! Sacou?

Mas qualé o pó? Como diria a minha avó? O pó ou melhor, o problema, é você comprar coisas na medida errada e depois se danar pra dar seu jeito. Aconteceu com uma amiga minha o seguinte:

Saca só o quarto dela na foto abaixo. Bem bacana esses módulos sobre a cama, concordam?


Que que acontece? Acontece que ela tinha uma cama tradicional. Daí que o estrado quebrou e ela resolveu comprar uma cama box. Daí que a cama box não tem cabeceira. Daí que ela resolveu comprar uma cabeceira, pra colocar atrás da cama box. Daí que, depois de comprada a cabeceira, quando ela chegou em casa e foi medir a distância do módulo até o chão, ÓÓÓÓH!!! Comprou a cabeceira alta demais. Não vai caber! E dá-lhe correr atrás de ligar pra loja, tentar mandar diminuir altura de cabeceira etc etc etc. Antes tivesse tirado TODAS AS MEDIDAS!

Então, caros leitores, comprem trenas e anotem as medidas. Nunca é demais!

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Esquema de Interruptores Three Way

Não vou falar aqui sobre como fazer a instalação de interruptores three way. Não sou eletricista e ainda não cheguei nesse nível de especialização. Enfim, não quero ver ninguém botando fogo em casa por minha culpa! Mas gostaria de, primeiro, explicar o que são os interruptores three way e falar um pouco sobre suas vantagens.

Explicar o que são interruptores com esquema three way é bem simples. Sabe quando você tem uma lâmpada na sala que você pode acender e apagar tanto de um interruptor que fica na entrada do cômodo, quanto de um outro interruptor que fica láááá do outro lado, quase chegando na cozinha? Então, isso é o que chamamos de um esquema de interruptores three way.



Aqui no meu apartamento, eu coloquei esse esquema apenas no corredor que leva a sala à cozinha e em dois pontos do quarto. No corredor, posso controlar as luzes tanto na entrada da sala, quanto na da cozinha e no quarto, posso acender e apagá-las através do interruptor junto à porta e de um outro, estrategicamente colocado ao lado da cama.

Esquema de interruptores triway do corredor e quarto no meu apartamento.

As vantagens são óbvias: você não precisa atravessar cômodos no escuro. Se você possui uma entrada de serviços, por exemplo, mas o interruptor das luzes da sua cozinha ficam apenas do oooooutro lado do cômodo, você vai precisar atravessá-lo inteirinho no escuro, para poder acender as luzes. Isso sempre acontece comigo. Diacho! Mas se eu tivesse colocado um sistema de interruptores three way na cozinha, teria como acender as luzes logo quando entrasse e depois apagá-las quando quisesse ir para a sala.

Esquema de interruptores da minha área e cozinha, onde não coloquei triway.

"Ah, mas isso deve ser complicadíssimo de se fazer, dona Bianca! O eletricista não vai saber!"

Eu sei que disse que não seria um post passo-a-passo, mas sei também que qualquer eletricista que se preze sabe fazer esse tipo de instalação. Tem mistério nenhum. E se ele não souber fazê-la, acho melhor contratar outro, porque considero isso o básico do básico.

Então, antes de começar sua obra, não se esqueça de pensar na iluminação e na posição dos interruptores. Você agradecerá a si mesmo no futuro!

Outros posts sobre o tema iluminação:

http://reformareforma.blogspot.com/2011/10/comprando-luminarias.html

http://reformareforma.blogspot.com/2012/02/furando-teto-para-encaixar-luminarias.html

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Pintar as paredes da sua casa pode ser bem divertido!

Este artigo foi enviado por Guilherme da Luz, editor do site Planodesaude.net e Seguro de Viagem


Esta é uma das partes que podem ser mais fáceis e que vão dar um visual muito diferente ao local, e que é essencial para qualquer tipo de reforma. Porém, é preciso ter alguns cuidados com acidentes domésticos para cuidar de sua saúde e deixar o local bonito (não adianta apenas ter um plano de saúde para emergências, o melhor mesmo é prevenir).

Se quiser gastar pouco e mudar muito o ambiente a pintura é sempre uma opção, mas não pode ser feita de qualquer jeito. Quando dá para contratar um profissional, ótimo, mas quando quer economizar mesmo, o jeito é ficar atento a algumas dicas e também tomar cuidado com acidentes.


Entre as dicas para pintar as paredes de casa estão:


  • Tenha sempre os materiais básicos à mão, como fita crepe, rolo de pintura, massa corrida, lixa nº 150, espátula, misturador, pincel e, lógico, a tinta.
  • O cálculo de tinta necessária deve ser feito medindo-se a largura das paredes e multiplicando-as pela altura do solo até ao teto (chamada de pé direito). Na lata de tinta, você consegue visualizar esta informação e, se ainda tiver dúvida, pode pedir ajuda ao vendedor, pois ele te informa com mais exatidão. Em todo caso, sempre prefira comprar a mais do que a menos para não deixar nenhuma parte com tonalidade diferente.
  • Teste a tinta em um local da parede antes de começar a pintá-la por completo, principalmente quando a compra é feita por catálogo ou quando são tons misturados. Assim você pode trocar ou mudar a mistura antes de começar a pintura pra valer.
  • Sempre deixe o chão forrado com jornal, retire os interruptores, cubra os móveis e objetos e coloque a fita crepe em todos os locais que estão perto da parede, como rodapés e batentes.


Seguindo estas dicas, você pode começar sua pintura com cuidado para não manchar a parede e para deixar tudo homogêneo.

E para evitar pequenos acidentes, fique atento a algumas situações que podem ser evitadas.

Como evitar acidentes ao pintar as paredes de casa

Embora pareça besteira e muitos acham que nunca vai acontecer, a prevenção é sempre a melhor forma de evitar acidentes quando estiver pintando as paredes de casa.

Para começar, quando for precisar de uma escada para pintar locais muito altos, certifique-se que ela é segura e está firme no solo. Se tiver dúvidas, peça para que alguém fique embaixo para segurá-la e dar mais firmeza.

Quando o local for muito alto, prefira sempre chamar um profissional para evitar quedas graves, pois você pode desequilibrar-se com o rolo de tinta e ter um grande tombo. Em casos assim nunca é bom economizar.

Pessoas alérgicas à tinta devem usar uma máscara protetora e não devem ficar muito tempo no ambiente para que não sofram nenhum tipo de reação. Se tiver filhos ou parentes que tenham este tipo de alergia, retire-os do local antes de iniciar a pintura.

Estes cuidados são importantes para que sua casa fique com pintura nova sem afetar a saúde dos familiares e nem a sua. Porém, vale lembrar que em caso de qualquer acidente, você deve procurar seu seu médico de confiança (se tiver um plano de saúde) ou procurar o pronto-socorro mais próximo.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Um ano de casa nova

Há exatos 366 dias atrás, eu gravava o vídeo que publiquei neste post. Como vocês podem ver, foi um dia feliz! Foi o dia em que me mudei, definitivamente, para minha nova casinha, dia 9 de abril de 2012.

Um ano se passou e pensei em fazer aquele básico "post retrospectiva". Mas acabei achando que não faria muito sentido, pois já tenho feito isso nos posts sobre erros e acertos da reforma.

Poderia também escrever sobre o antes e depois da mudança. Sim, muita coisa mudou de lá pra cá. Montei minha cozinha, comprei sofá, móveis novos. Mas tudo isso também já vem sendo mostrado em diversos textos. Seria mais redundância.

Concluí então, que o melhor que eu poderia fazer, seria escrever sobre o sentimento de se estar, há um ano, morando na sua própria casa, feita do seu jeito, em paz, depois de tanto quebra-quebra.

É, acho que dá samba. E o samba poderia ficar assim:

Só quem passa por reforma
É que sabe do que eu falo
Você vai querer matar alguém
Não vai querer pagar ninguém

Vai passar por cada uma
Vai aprender o que é uma luva,
Um barbará, uma soleira,
E nada disso é besteira

Vai descobrir o que é ser babá de pedreiro
E também que poderia ser engenheiro
Vai começar a reparar em acabamentos
Nos restaurantes, no trabalho e em apartamentos

Vai fazer milhões de contas
E se endividar até as pontas
E pode esperar sentado
Porque pedreiro nunca cumpre prazo

E no papo com os amigos, no bar
Você não terá mais do que falar
Além do preço do porcelanato,
Da argamassa e do vaso sanitário

Mas pode ficar tranquilo
E acredite no que digo
Você quase enlouquece,
Mas sente só, um ano depois, você esquece!!!

E é só felicidade!!!

Boa sorte para todos que estão em obras!!!

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Organizando cabos e fios

Essa dica eu vi em algum blog da vida e resolvi colocar em prática. Só que com um toque especial, saído da minha caixola :)

Sabe rolo de papel higiênico vazio? Pois é, eu costumava mandá-los pra reciclagem, até que descobrir uma maneira de reutilizá-los: para guardar e organizar cabos e fios.

Olha como fica tudo enroladinho e organizadinho, mais fácil de guardar na gaveta. Só tem um porém, é feio :P Mas nada que não se resolva com papéis coloridos e bonitos. Vamos, então, ao passo-a-passo:

Primeiro você escolhe os papéis que te agradam. Sugiro papéis de presente mais grossinhos. Não precisa ser cartolina, mas se a gramatura for entre 90 g e 120 g tá ótimo. Abaixo disso, embolota e acima pode dificultar a montagem.

Escolhidos os papéis, você os corta no tamanho que dê pra encapar o rolo, mas com algumas sobras nas laterais, para fazer o acabamento.

Em seguida, você vai passando uma camada fina de cola branca no rolo (use um pincel ou uma espátula pra espalhá-la bem) e vai colando o papel, alisando-o bastante, até dar a volta completa. Sugiro ir passando a cola, à medida que for colando o papel, assim ela não seca antes que você termine de forrar o rolo.

Feito isso, vamos ao acabamento nas laterais. Faça piques na sobra de papel chegando até a borda do rolo. Passe cola no papel que sobrou nas bordas e dobre-o, colando-o na parte interna do rolo.

Pra finalizar e não correr o risco deste acabamento descolar, passe bastante cola na parte interna do rolo.


Pronto! Você já tem seus rolinhos coloridinhos para guardar seu cabos e fios!


E como toda boa organização pede uma identificação do material, usei sobras de contact escreve-apaga como etiquetas (você pode usar tiras de papel branco, colorido ou mesmo etiquetas adesivas).

Taí minha gaveta devidamente organizada! AMEI!


quinta-feira, 4 de abril de 2013

Branco é tudo branco!

Não sei se vocês estão lembrados, mas quando chegou a hora de pintar meu apê, iniciou-se o drama da escolha das cores. Pra tristeza do pintor, comprei trocentas milhões de latinhas de tinta pra teste e pintei tudo que é canto da sala, do quarto, da cozinha. Coitado dele, que teve que lixar tudo depois...

Os dez milhões de brancos diferentes que testei
O que eu queria, era escolher um branco que não fosse totalmente branco, pra fazer contraste com o branco do rodapé. No final dessa novela, acabei escolhendo um branco que considerei azulado.

Um ano depois, só tenho uma coisa pra dizer pra vocês:

BRANCO É TUDO BRANCO!!!

Sério, gente, não faz a menor diferença! Inclusive, apesar de ter dito que escolhi um branco azulado, eu chutei. Na verdade verdadeira nem me lembro que diabos de branco escolhi!!!

Algum vê algum branco azulado aqui nesta foto???
Contraste com o rodapé? Ah, isso sempre vai existir, porque o rodapé é de madeira e por ser de outro material e pintado com uma tinta diferente, acaba ficando com um tom diferente de qualquer jeito.

Então fica a dica: se você não quer nada muito puxado pra determinada cor e seu objetivo é pintar a parede de branco, não perca seu tempo ou dinheiro escolhendo um branco diferente. Vai de branco gelo ou branco neve mesmo, que tá tudo certo!

terça-feira, 2 de abril de 2013

Tirando riscos de lápis da parede

Calma, gente, não dei uma de tia maluca de novo e deixei minha sobrinha rabiscar minhas paredes com lápis, não. Acho que aprendi a lição. :) Acontece que, no último feriado de Páscoa, acehi que já etsva mais que na hora de limpar as paredes da minha cozinha. Desde que os armários foram instalados, restaram os riscos de lápis na parede. Sim, eu sei, tem tempo isso, né? Mas o difícil acesso ao local dos rabiscos, me impediam de limpar a sujeira. (Desculpa esfarrapada!!! Era preguiça mesmo!)

Enfim, achei que a tarefa seria fácil e resolvi que o feriado estava aí pra isso. Peguei uma borracha, subi num banquinho e comecei a tarefa.

Primeira lição: Esqueçam a borracha. Ela mais suja do que limpa e ainda por cima desgasta a tinta.

Segunda lição: parta direto para um pedaço de pano úmido e saponáceo líquido. Pode ser que com o saponáceo em pó também funcione, mas como eu só tinha o líquido em casa, foi com ele que limpei tudo.

Comecei com um pano seco mesmo, mas depois percebi que com o pano úmido o risco sai mais fácil.

Vejam o resultado!

(Ah, não reparem os furos na parede. Esse é outro problema que tenho resolver e fica pra outro post!)











Posts relacionados - Plugin for WordPress, Blogger...