quarta-feira, 7 de março de 2012

Como trancar a porta de correr?

Já recebi vários emails e comentários, de leitores querendo saber como se faz pra trancar uma porta de correr. Principalmente quando se trata da porta com trilho aparente, que foi instalada na minha primeira reforma. Respondendo a um desses emails, percebi que o texto poderia virar post. E cá estou, reescrevendo essa dica. Vamos lá!

A solução mais utilizada é usar uma fechadura do tipo bico de papagaio, que vocês podem ver na foto abaixo:

Para usá-la, você precisa que a porta tenha um batente, que é onde esse gancho da fechadura encaixa e trava. Na imagem abaixo, você vê que a porta se fecha, encostando num batente.


Mas quando se trata da porta de correr com trilho aparente, que é beléeeerrimo, esse batente pode não existir. Abaixo vemos dois casos em que a porta termina encostando na parede. Neles o batente não estraga a estética:




Mas, no caso de portas que correm no meio da parede (veja abaixo) o batente pode estragar todo o conjunto da obra.



Como poderíamos trancar uma porta assim? Olha, eu não encontrei nada na internet, mas já parei pra pensar em uma possível solução. Minha ideia seria a de usar um gancho no lado da porta que fica virado para o aposento que se quer trancar. Se a porta é a do banheiro, por exemplo, no lado de dentro, você colocaria fechos do tipo gancho (imagens abaixo).
Abaixo uma tentativa de ilustrar (toscamente) o exemplo que imaginei:



Sei que essa não é a solução das mais bonitas, mas como o fecho ficaria apenas do lado no qual o trilho não aparece, imagino que não acabaria com a mágica da porta "flutuante" com lindíssimo trilho aparente.

Mas, porém, todavia, contudo, entretanto, se alguém conhecer uma solução melhor, deixe aqui nos comentários, que eu publico!

73 comentários:

  1. Oi Bianca, tudo bem?
    Excelente post.
    Estou querendo colocar esta porta de correr (ou flutuante) no meu banheiro, ja que ele e bem pequeno e a porta abre para dentro. Nao sabia que nao tinha como tranca-la por dentro, mas a alternativa que vc mostrou e muita boa.
    Ah, tenho mais uma duvida: o trilho desta porta flutuante fica so em cima mesmo, ou ela fica presa em algum outro lugar?
    Obrigada.
    Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sheila,
      O problema pra trancar essa porta é apenas se vc não tiver um batente. Essa solução do trinco em gancho fui eu que inventei, mas nunca testei, tá? Seria bom vc verificar se realmente funciona.
      Esse tipo de porta de correr, além do trilho, costuma ter um pino guia no chão. Em breve vou postar sobre isso tb, mas no meu outro blog, tem um texto sobre isso:
      http://grandereforma.blogspot.com/2009/10/porta-de-correr-com-trilho-aparente.html
      beijos!

      Excluir
    2. Como se inventa o que já foi inventado? A anos já conheço esse tipo de trinco para porta de correr, e não foi eu que inventei, já existia. kkkkkkkkkkkkkkkkkk, Biancolina, você é uma comédia.

      Excluir
    3. Oi Marcelo
      Em momento nenhum eu disse que estava inventando o trinco. Só pensei em usá-lo e resolvi compartilhar a ideia aqui, já que várias pessoas me fizeram a mesma pergunta. Mas fico feliz em saber que fiz você rir. Gosto de trazer felicidade às pessoas tb.
      Ah! E qdo vc escreve que a anos conhece esse trinco, o correto na segunda frase seria: e não FUI eu que O inventei.
      Além de comédia, tb sou cultura, ok?

      Excluir
    4. Oi Marcelo
      Em momento nenhum eu disse que estava inventando o trinco. Só pensei em usá-lo e resolvi compartilhar a ideia aqui, já que várias pessoas me fizeram a mesma pergunta. Mas fico feliz em saber que fiz você rir. Gosto de trazer felicidade às pessoas tb.
      Ah! E qdo vc escreve que a anos conhece esse trinco, o correto na segunda frase seria: e não FUI eu que O inventei.
      Além de comédia, tb sou cultura, ok?

      Excluir
    5. Oi Marcelo
      Em momento nenhum eu disse que estava inventando o trinco. Só pensei em usá-lo e resolvi compartilhar a ideia aqui, já que várias pessoas me fizeram a mesma pergunta. Mas fico feliz em saber que fiz você rir. Gosto de trazer felicidade às pessoas tb.
      Ah! E qdo vc escreve que a anos conhece esse trinco, o correto na segunda frase seria: e não FUI eu que O inventei.
      Além de comédia, tb sou cultura, ok?

      Excluir
    6. Corrigindo a sua correção quase um ano atrasado: O correto mesmo seria "Há (do verbo haver) anos conheço..." e pode ser "não fui eu que inventei" porque aí subentende-se que há um objeto oculto que segue, que seria o trinco. Só falei pra ser filha da mãe mesmo. Tenha um bom dia.

      Excluir
  2. Oi kerida tanto tempoo!!!!! tava tao atrapalhada c as minhas coisas q nunca mais falamos!! E agora vi q ta quase tudo pronto!! q delicciiaa!!

    Tava lendo esse post e quero partilhar uma ideia q n eh a mais bonita mas,tranca a porta de correr!
    Meio dificil de explicar mas vou tentar:
    ao fechar a porta de correr,sabe o lado que antes fica coberto pela propria porta e agora ta aparente pq a porta ta fechada? mede esse comprimento e faz um sarrafo relativamente grossinho e coloca ali deitado no chao...o que vai acontecer? qd vc tentar abrir a porta ela n vai abrir pq o sarrafo n deixara..entendeu?
    Sei q eh eskisito pensar em sempre ter esse sarrafinho ali no chao solto,a espera da hora q vc o colocara ali pra "atrapalhar" o abrir da porta,mas se for pintadinho de branco,n fica tao feio.
    (posso mandar um desenho se vc kiser..)

    Outra forma seria fazer um furinho no trilho logo a seguir da porta na posiçao fechada e colocar um ganchinho ali pra porta nao abrir..
    Como o trilha fica no alto,poderia ser um espeto longo c esse gancho na ponta,assim fica facil de colocar e tira..


    Bju primita...(quero muito que vc va' me ver na peça q estreia essa sexta!)
    roberta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberta!!! Já estou morando no apê, acredita??????? Ainda estou nas nuvens!!! Está muito lindo!!!
      Ai,ai, vc e suas ideias maravilhosas! Vou fazer um post com elas, posso?
      Ah! E vc tem que me visitar, plisiiii!!!
      beijosssssssss

      Excluir
  3. Bibssss!! aqui etm algumas soluçoes!!!

    bjus again
    roberta

    http://doors-sliding.com/doors-sliding-images/sliding-door-lock.html

    ResponderExcluir
  4. Ola, Estou construindo e pretendo instalar esse tipo de porta no quarto para o closet. Para um vão na parede de 70cm, você acha que um trilho de 1,5m é suficiente? A outra opção que pesquisei foi de 2m, mas acho que fica muito grande. O que vc acha?
    Roberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberto,

      Acho que um trilho de 1,5m é suficiente, sim.
      Abs

      Excluir
    2. Biancolina, Pode-se colocar um semi batente na porta de correr que fica no meio do vão. Exemplo: Coloca-se a fechadura bico de papagaio e um batente de apenas +- 20cm para a fechadura. Dessa forma não precisa se colocar um batente do tamanho da altura da porta.

      Excluir
    3. Obrigada pela dica, Abnilson! Abraços!

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Instalamos uma porta de correr aparente no lavabo de casa. Não há batente.
    Estávamos pensando no gancho...
    Mas acho que vamos optar por colocar um fecho chato, daqueles que colocam em portões, mas com uma qualidade melhor. O fecho vai ficar no vão da porta, instalado na alvenaria, ai vamos abrir um pequeno rasgo na porta por dentro, por onde o fecho vai trancar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima ideia!!! Obrigada por compartilhá-la conosco. Depois diga se funcionou. Se quiser mandar fotos, posso publicá-las aqui.
      Abs

      Excluir
  8. Uma opção é utilizar um lado de uma aduela chumbado verticalmente coincidindo com a porta; onde será aberto o local da lingueta da fechadura. Como ele terá a espessura da porta não comprometerá a estética se for tratado e pintado na mesma cor que a parede.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi joe, não entendi muito bem sua solução. Se quiser me mandar por email, posso publicar aqui.
      Abs

      Excluir
  9. Bom dia Biancolina!
    Irei colocar uma porta de correr em meu quarto para ganhar espaço. Gostaria de saber se retiro somente a porta que já existe ou tenho que retirar o batente junto?
    Obrigada!
    Abs,
    Milena

    ResponderExcluir
  10. Oi Milena,
    Depende muito do tipo de porta que você vai colocar e do tipo de trilho. Portas com trilho aparente, podem manter o batente. Portas com trilho embutido, geralmente ganham um caixonete à sua volta, então ficam melhor sem batente. Portas embutidas também não costumam ter batentes. O ideal é você perguntar pro seu marceneiro. Ele deve saber disso melhor do que ninguém :)

    Abs.,
    Bianca

    ResponderExcluir
  11. Biancolina, boa tarde! Estou precisando instalar uma porta de correr com batente para fechamento de um banheiro. Está muito difícil encontrar. Você sabe de algum fornecedor? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Arnaldo,
      No meu caso, não comprei a porta de correr pronta. Comprei uma porta normal e contratei um marceneiro para montar o batente, colocar o trilho e instalá-la. Se você for do Rio, posso indicá-lo.
      Abs.,
      Bianca

      Excluir
    2. Arnaldo sei que já passou muito tempo mas aqui vendo todo tipo de porta de correr e dependendo de onde for eles mesmo instalam

      http://www.portello.com.br/

      Excluir
  12. Olá!
    Biancolina que ideia legal,deve ficar bem mais barato.Quero uma porta dessa ,más não colocaria esses ganchos,acho que fica parecendo porta de despensa rsrsrs,desculpe é minha opinião!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu sei que não fica muito bonito mesmo. Mas foi o que consegui pensar. Outra ideia, que acabei de ter, seria a de colocar algo que não deixasse que a porta abrisse, mas que poderia ser no chão mesmo. Acho que vou acabar escrevendo outro post sobre o assunto :P
      beijos!
      Bianca

      Excluir
  13. É uma trava de cabine de barco!
    http://www.regatta.com.br/FOR000039---FECHO-TIPO-GANCHO-80MM--201-B-/p

    Depois de ver aqui, pesquisei por dias até achar!

    ResponderExcluir
  14. Olá, gostaria de saber se dá para transformar minha porta de abrir por porta de correr?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi oi, Provavelmente você só vai conseguir aproveitar o alisar (moldura) da porta e a própria porta, mas só se ainda estiverem em bom estado. O funcionamento de uma porta de correr é bem diferente de uma porta com dobradiças. Seu marceneiro vai ter que dar uma ajeitada na porta, pois as dobradiças costumam marcar a lateral da porta.
      bjos

      Excluir
  15. E quando a porta de correr é toda de vidro com apenas as bordas em alumínio? Alguém tem alguma sugestão???

    ResponderExcluir
  16. Olá Biancolina , obrigado por seu post, é muito interessante.
    É verdade que ou trinco é muito antigo, mas não é óbvio para usá-lo novamente hoje mobilado! As portas de correr são muito agradáveis ​​e ajudá-lo a aproveitar ao máximo o espaço, mas não é fácil encontrar um sistema de bloqueio de forma adequada.
    Eu não tenho este problema comprei uma porta de correr com fechadura integrada que muito assomoglia isto:
    http://img.archiexpo.it/images_ae/photo-g/maniglia-per-porta-scorrevole-con-serratura-intergrata-90840-3376295.jpg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria,
      Muito bonito esse trinco da sua porta. Obrigada pela dica!
      beijos!
      Bianca

      Excluir
  17. Biancolina, boa noite!! Parabéns pelo ótimo post, ele tá muito bem explicado e exemplificado.
    Meu quarto é bem pequeno, como a maioria dos cômodos das atuais construções "populares", e por isso tô muito interessada em instalar uma porta com esses trilhos aparentes, além de bonitos vão me economizar bastante espaço.
    Quero lhe perguntar com relação à instalação dos trilhos aparentes, numa parede com rodapé de piso... existe alguma restrição, pois imagino que o rodapé de piso possa atrapalhar o rolamento da porta, ou não??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edna,
      Que bom que gostou do post! Fico feliz :)
      Olha, essa porta de correr com o trilho aparente fica um pouco afastada da parede, então, dependendo da espessura do rodapé, ele não atrapalha, não. Se você reparar na quinta foto deste post, a parede tem rodapé. No outro apartamento onde morei, tínhamos uma porta com esse trilho e, se não me engano, a parede também possuía rodapé.
      Fiz uma busca rápida no Google images e descobri várias imagens de portas com esse trilho e rodapé. Mas acho que o ideal seria tirar a dúvida com o revendedor.
      Espero ter ajudado.
      beijos, Bianca

      Excluir
  18. Será que o trinco de piso não seria uma boa idéia?

    ResponderExcluir
  19. Um trinco normal de porta ou aqueles de portão com um um furo para cadeado, adaptados para o piso ao invés do batente lateral surtiriam o mesmo efeito, não acham???

    ResponderExcluir
  20. existe um trinco tipo esse que vc indicou, porem muito belo... se não me engano é da marca Altero... o nome dele é TRAMELA... já indiquei para um cliente...
    veja esse site, ou senão procure no google TRAMELA, espero ter ajudado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula,
      Adorei a dica! Realmente a marca Altero mandou muito bem com o desenho do trinco. Muito bonito!
      beijos! Bianca

      Excluir
  21. Para portas de correr de madeira, dá para adaptar um fecho daqueles usados em vitrines de vidro tipo Blindex, que tem uma haste horizontal serrilhada na qual se introduz o fecho com chave. Estou testando em uma porta de correr dupla, as duas folhas correm, e dá para fechar tanto por dentro como por fora. No dia a dia uso a bico de papagaio e à noite ou em viagem, uso a de vitrine de vidro.

    ResponderExcluir
  22. Oi Bianca, leio o seu blog há bastante tempo, desde a reforma do outro apê.
    Será que possível você me passar o contato do marceneiro que montou a porta de correr? Vou colocar uma no banheiro do apê. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice,
      Fico feliz em saber que tenho leitores assíduos. Espero que os blogs tenham ajudado.
      Olha, o marceneiro que fez as postas de correr aqui em casa trabalha a um tempão com meu pai. Ele é ótimo, mas é do tipo que precisa ser acompanhado de perto, mais por conta de acabamentos mesmo. O nome dele é Toninho e o telefone: 99432-3758. Pode dizer que foi a Bianca, filha do Ugo que indicou.
      Qq dúvida, estou à disposição.
      beijos!

      Excluir
  23. Boa tarde, como posso adquirir essa trinca bico de papagaio ? tem algum site ?

    ResponderExcluir
  24. Oi Bianca!Parabéns pelo blog,gostei da ídeia do trinco (independente se já existia ou não) isso pouco importa o importante é sua dedicação e boa vontade em ajudar as pessoas.
    Quando vejo seres humanos com este Marcos Neto eu começo a pensar na possibilidade do homem ter vindo dos macacos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado do blog. Sim, minha intenção com ele foi sempre a de ajudar. E pessoas querendo criticar vão sempre aparece. Infelizmente. Mas eu não ligo, não. Sigamos em frente! Beijos!

      Excluir
  25. Olá...
    Comprei esse tipo de porta pra entrada da minha casa. Mas estamos c dificuldade pq o trilho inferior é confuso. Parece que me venderam a porta incompleta ... outra dúvida é: tenho segurança com ela???

    ResponderExcluir
  26. Bianca bom dia.
    Desejo colocar uma porta de correr, para um quarto.Qual você sugere já que ela irá ficar de frente para um espelho?
    Bbbbbjj.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu acho q vai do seu gosto mesmo e do resto da decoração que vc escolheu. Difícil opinar assim...
      bjos

      Excluir
  27. http://2.bp.blogspot.com/-vNWoN3_s6oM/T1doObvLXhI/AAAAAAAAHqs/6OXH1e2BNss/s400/tranca1.jpg
    Quero colocar essa porta no meu banheiro,digo, uma que dê para trancar e que tenha a ferragem com roldanas aparentes. Só que, não acho profissional pra isso... moro em Santos e até agora com todos que falei me disseram que pra trancar só aquela convencional com batentes. Se alguém souber e puder me indicar.

    ResponderExcluir
  28. http://2.bp.blogspot.com/-vNWoN3_s6oM/T1doObvLXhI/AAAAAAAAHqs/6OXH1e2BNss/s400/tranca1.jpg
    Quero colocar essa porta no meu banheiro,digo, uma que dê para trancar e que tenha a ferragem com roldanas aparentes. Só que, não acho profissional pra isso... moro em Santos e até agora com todos que falei me disseram que pra trancar só aquela convencional com batentes. Se alguém souber e puder me indicar.

    ResponderExcluir
  29. Gostei muito da sua idéia. Tenho uma porta de correr de vidro no meu banheiro e tem esse bico que vc falou, portanto inventei de fazer uma no closet com trilho aparente e não dá para fechar. Agora estou fazendo outro banheiro e estava pretendendo por aquela porta que corre dentro da parede, mas o preço esta muito alto e voltei na alternativa da porta de correr por fora, agora estou pensando nesse trinco kkkk

    ResponderExcluir
  30. Poxa, só vim aqui para agradecer essa dica, estou em reforma e estava quebrando a cabeça para descobrir uma maneira de botar alguma coisa para conseguir trancar uma porta de correr sem batente...Valeu msm!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo, Sol! Fico muito feliz em saber que meu bloguinho ajudou alguém! Obrigada pela mensagem carinhosa! Beijos!

      Excluir
  31. Boa Noite!!!! Acabo de colocar uma porta de correr em eu quarto... Mais fiquei um pouco frustrada com a espessura dá porta. Tem 18mm... É isso mesmo ou o marceneiro está me enrolando!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, acho que ele realmente pegou um pedaço de madeira fino demais pra fazer a sua porta. Portas costumam ter uma espessura maior, basta ver as demais portas da sua casa. Veja com ele porque ele escolheu essa espessura. Pode ser que ele tenha feito assim, por algum motivo específico. Abraços.

      Excluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. Vou usar essa fechadura banheiro na minha casa! Obrigado pelas dicas!

    ResponderExcluir

Posts relacionados - Plugin for WordPress, Blogger...