segunda-feira, 12 de março de 2012

Organizando a reforma com ferramentas online

Devido ao sucesso do meu post do caderninho, achei que seria uma boa ideia passar pra vocês outras dicas que são muito úteis na organização desse processo complicado que é uma obrinha (o diminutivo aqui é puramente irônico, ok?). E como eu trabalho com internet e isso aqui é um blog, vou me ater a ferramentas online, até porque somos todos muito modernos e descolados, certo? (Não sei vocês, mas eu sou, tá?)

Comecemos pelo básico do básico: a famosa...

1) Planilha



Por mais que muita gente por aí me considere uma pessoa organizada, nesta reforma acabei não fazendo uma planilha de custos. Primeiro porque é chato pra caramba. Segundo, por falta de tempo. E terceiro, por puro medo de ver o resultado do prejuízo. Hehehe. Não que eu não tenha a menor ideia de quanto estou gastando. Não, eu não sou louca, guardei todas as notas e tenho uma ideia bem próxima de quanto tudo tem me custado. E isso dói!

Enfim, na reforma atual fiquei sem planilha, mas na anterior, como eu estava dividindo os custos com alguém mais organizado, tudo foi anotado. E usamos pra isso, a planilha do Google Docs, que é sensacional. Explico porque:

a) Ela é secreta. Sem essa de "Ai, meu Deus, está na internet, todo mundo vai ficar sabendo!". Só você e a(s) pessoa(s) com quem você compartilha a planilha consegue(m) vê-la, tá?

b) Você também pode definir quem tem permissão para editá-la e quem pode apenas visualizá-la.

c) Ela possui todas as funções necessárias pra contas simples que o Excel oferece e sem as maiores firulas e complicações, que o Excel possui.

d) Ela é atualizada em tempo real! Ou seja, se você está com a planilha aberta no seu micro e uma outra pessoa também está com ela aberta em outro micro, você consegue ver tudo que cada um está fazendo! Chega a ser divertido! Dá até pra bater papo escrevendo textos nas células :P

Além disso tudo, nem só de planilhas vive o Google Docs, você pode criar arquivos de texto, apresentações no estilo Power Point, formulários, desenhos... Pra utilizar o Google Docs, você precisa ter uma conta no Google. Se você já possui um gmail, já tem uma conta lá. Use-a!


2) Links, links, links
A internet está recheada de fotos, dicas, tutoriais, blogs, lojas online etc etc etc. Muita coisa pra te ajudar com sua obritcha! Aí você começa a colocar tudo nas suas pastas de favoritos e daqui a algumas semanas tem uma tripa gigantesca de links no seu navegador. Até aí morreu Neves. Todo mundo passa por isso. Agora... se algum dia, você estiver no computador alheio e tiver vontade de acessar aquele link que guardou nos seus favoritos, mas não se lembra do endereço, babau! Não vai ter como. Ficou no seu computador pessoal, lá na sua casa.

Ora, ora, ora. Mas se você além de esperto é "muderno" como eu, já conhece o site Delicious! Não, nada a ver com a musiquinha chiclete do Michel Teló. O Delicious é um site criado pra você guardar seus favoritos online e acessá-los de onde você quiser. A-ha U-hu!



Pois é. Pra vocês terem uma ideia, faço tanto uso do Delicious, que nem tenho mais link nenhum no meu computador pessoal. Tá tudo lá na minha conta do Delicious, devidamente separado por marcadores (que eles chamam de "tags"). E se você tiver muuuuitas tags relacionadas a um determinado assunto, você pode agrupá-las todas em um mesmo grupo, que lá eles chamam de "bundle".

A parte chata é que o site é todo em inglês :( Snif, snif, pra quem não fala a língua da Dama de Ferro.

Mas.... se vocês quiserem dar uma olhadinha nos links sobre decoração que guardei por lá, o endereço é http://www.delicious.com/biboca/tag_bundle/ape.


3) Imagens! Eu quero imagens!!!
E por fim, se você é do tipo (tipo eu) que vive catando imagens inspiradoras pela internet afora, vai gostar da ferramenta que vou lhes apresentar agora: Pinterest




Nesse site, que pode ser considerado também uma rede social, você cria coleções de fotos encontradas pela web. É bem simples, você se cadastra no site, instala um botãozinho do Pinterest no seu navegador e toda vez que vir alguma foto que te agrada, clica no botão, que ele já guarda o link na sua conta. Logicamente, você pode separar suas fotos em diferentes coleções, que eles chamam de "board" (mural em inglês), classificando melhor o seu material.


Fora isso você também pode "seguir" pessoas que, na sua opinião, selecionam imagens legais, fazer comentários nas imagens dos outros, "favoritar" imagens de álbuns alheios e outras "cositas más".

Mas o que achei mais legal, é que ele te mostra cada coleção como se fosse um mural mesmo, todas as imagens juntas numa mesma página. Facilita um monte!



Pra variar, o site é todo em inglês. Enfim...

E se você quiser dar uma olhada no meu Pinterest, fique à vontade. Já montei meus murais de decoração por lá!

E pra terminar, a observação mais importante: TODAS essas ferramentas são online. Ou seja, você consegue acessá-las de qualquer lugar do planeta que tiver conexão com a internet, tá meu bem?! #ficaadica


Atualização (17/03/2012)

Algumas leitoras deram outras dicas nos comentários, e achei legal compartilhar com vocês.

A Sra. N, do Resolvido a Dois, mandou-nos o link para um site que funciona como o Pinterest, mas que é em português, o www.pinspire.com.br/.

E a Patricia deu a dica de um site que além de falar sobre decoração, também disponibiliza uma ferramenta online para desenho de plantas, com visualização dos ambientes em 3D. É o http://mydeco.com/3d-planner/.

Obrigada, meninas!!!



9 comentários:

  1. Tentarei usar esse delicius, antes eu usava pra isso a barra do google. Mas ironicamente ela não funciona o chrome.

    Pinterest é muito bom, agora tb tem a versão brasileira de algo parecido vc viu? http://www.pinspire.com.br/
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sra. N, a barra do Google não funciona no chrome, pq vc não precisa dela nesse navegador. Se quiser buscar qq coisa no Google, escreva as palavras na barra de endereços mesmo, que o resultado vai direto pro Google. :)

      Não conhecia o pinspire, vou colocar a dica aqui no post! Obrigada!

      Excluir
  2. Olá Bianca, sou nova por aqui e estou adorando o seu blog. Meu apê será entregue em abril e já estou bisbilhotando pela blogosfera para tirar idéias! Também trabalho com informática e essas ferramentas online com certeza ajudarão bastante! (Além do carderninho! Haha). Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabi,
      Que bom que meu blog está agradando! Espero que te ajude bastante.
      beijos!

      Excluir
  3. Oi, Eu leio seu blog de vez em quando, mas nunca havia comentado. Eu fiz uma mega reforma em 2009 e um site que usei bastante é o mydeco.com (sem www mesmo). O site é em inglês, mas tem uma ferramenta maravilhosa na qual se pode desenhar a planta do imóvel (chama-se "design a 3D room") e depois pode-se olhá-lo de vários ângulos em perspectiva. Foi super útil, por exemplo, para eu ver até onde podia levar uma parede que estava afastando no meu quarto sem comprometer a circulação no outro cômodo. Além de ajudar nisso, é ótimo para ficar brincando de decoradora! A minha casa na internet é super chique!!!! Aos poucos a casinha real vai ficando também... Não deu para comprar quase móvel nenhum depois da reforma...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patricia,
      Não conhecia o mydeco.com. Usei um programa chamado Chief Architect. Mas vou dar a dica aqui no post, ok?
      Muito obrigada! beijos!

      Excluir
  4. Nossa essas idéias são ótimas, a do Delicious acabei de colocar em prática. A língua da Dama de Ferro nem atrapalhou (o Google tradutor deu uma boa ajuda hehehe). Obrigada pelas dicas.

    Beijinhos
    Grazi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Grazi,
      Que bom que ajudei! E que bom que temos o Google tradutor :P

      Uma leitora acabou de dar uma dica de um site parecido com o pinterest, só que em português: http://www.pinspire.com.br/
      beijos!

      Excluir
  5. Olá Bianca, valeu pelas dicas estou já correndo para coloca-las em pratica, adoro assuntos sobre decorações, principalmente ver as fotos, estou te seguindo e estou gostando muito.

    Ass: Camila Ribeiro

    ResponderExcluir

Posts relacionados - Plugin for WordPress, Blogger...