segunda-feira, 19 de março de 2012

Como funcionam as portas de correr

Esse meu apê está cheinho de portas de correr. Elas são ótimas para separar integrar ambientes e são uma excelente alternativa para quem possui pouco espaço para portas tradicionais. No meu caso, elas estão sendo usadas com ambas essas funções.

Mas como, afinal, correm essas portas? Espero conseguir explicar isso neste post. Vamos lá.

A porta em si não tem nenhum mistério. Dependendo do tamanho dela, você pode usar uma porta normal. Dê preferência às portas ocas, porque são mais leves e correm com mais facilidade. 

Então, eu precisava de portas com dimensões um tantinho maiores que as encontradas no mercado. Mas não queria mandar fazê-las sob encomenda, pois ficariam bem mais caras. Usamos então, o mesmo recurso utilizado na porta da cozinha, aumentamos suas alturas e larguras com ripas de madeira, como ilustrado na imagem abaixo.



E para que a pintura da porta não trinque depois de um tempo, usamos fitas veda trinca (essas "redinhas" que você vê nas fotos acima), que você encontra em qualquer loja de pintura ou material de construção. E na foto abaixo você vê a porta já emassada. Repare como a fita veda trinca não fica aparente.



Bom, mas o segredo das portas de correr, está no esquema trilho-roldana. Segredo esse que não tem nenhum mistério. Trilhos e roldanas para portas de correr, você encontra em lojas que vendem puxadores, dobradiças etc e tal. 

Abaixo você vê uma foto de uma roldana. 

Essa roldana não possui borracha em volta do seu rolamento.
A borracha faz com que a porta corra mais silenciosamente.

Pra encaixar a roldana na porta, você precisa escavar a sua lateral, como indicado abaixo:

 

Aí é só aparafusar uma roldana de cada lado da porta.

Já os trilhos do topo tem um formato de "U" invertido e é nesse "U" que as roldanas correm. Vejam abaixo.



Os trilhos precisam ser fixados em uma viga de madeira. Na foto abaixo vocês podem ver uma das portas do quarto já fixada nos trilhos: 


E pra que a porta não corra além do trilho, soltando-se dele, colocamos um batente de plástico no final do trilho, onde a porta deve parar.

Close no batente preso nos trilhos


Aqui você vê como o batente não deixa que a porta corra além da posição desejada.


E como essa porta não tem trilho no chão, sua base pode ficar balançando de um lado pro outro. Isso com o tempo, estraga a roldana e os trilhos. Para evitar esse balanço, é usada uma guia no chão. 

Já a porta ganha um chanfro na sua base, onde é encaixada uma cantoneira de alumínio em forma de U. E é por esse chanfro que a guia corre. 

Aqui vemos um close do chanfro da porta, encaixado na guia.
Essa guia deve ser fixada no chão, de forma que ela fique sempre embaixo da porta, independente da posição em que ela esteja, aberta ou fechada.

Aguardem que vem mais posts sobre portas de correr por aí!

102 comentários:

  1. Menina adorei suas explicações são bem detalhadas.. amei.. e com certeza vou mostrar pro marido tirar algumas ideias..srsrs
    E Viva o mundo virtual..srsrs
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu,
      Viva o mundo virtual mesmo! Assim a gente consegue se ajudar, mesmo sem se conhecer pessoalmente. Espero mesmo q minhas dicas ajudem!
      beijos!

      Excluir
    2. GOSTEI MUITO BOM E SIMPLE E DISSO QUE PRECISAMOS

      Excluir
    3. Boa noite sou de Salvador qual o contato de vcs

      Excluir
  2. Adorei o post muito esclarecedor!
    Dá pra fazer um post sobre porta pivotante com esta mesma clareza de informações? rsrsrs.....
    Beijãoooooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Áurea,
      Que bom que gostou. Deu trabalho, viu?
      Adoraria fazer um post sobre portas pivotantes, mas eu nunca instalei uma, então não saberia dar toda essa informação. Se algum dia eu souber, eu posto!
      beijos!

      Excluir
    2. Esta ficou bem colocada , mas aí pode ser eliminar o caibros de cima e fixar a calha cê alumínio de cima diretamente na parede, pra isso fura se a calha com uma broca 3/8 por fora da calha e por dentro uma boca 3/16 e a parede para uma buxa 8 mm e colocar o parafuso de jeito que só pegue a parte da calha da parede de jeito que da passagem para as rodanas pronto .

      Excluir
    3. У поворотной двери крепеж похож на фаску с роликом которая всверливается внутрь центра двери снизу и сверху при учете что дверь двух сторонняя. если дверь потайная и используется как дверь-шкаф тогда наверху крепится усиленный механизм и дверь выдвигается или просто крутится как юла если она полукругом и т.д. скоро буду делать себе и для заказчицы...и сделаю подробное фото и попробую смонтировать ролик или попрошу кого то смонтировать. Я делать делаю эту работу и понимаю как а вот с фото не делала было некогда, работаю от души и не ради лайков ....люблю свою работу ,я Антонина и я женщина .....а стройку и ремонты это моя жизнь и много довольных клиентов. Живу в Москве,я Болгарка рожденная на украине ,сейчас я живу в россии и никто меня не притесняет,Россия дала мне жильё когда у меня не осталось дома в Запорожье ,спасибо президенту России...а дома на украине мне даже паспорт не хотели дать когда дом потеряла и ...поверьте Россия помогает реально .я не просила ничего,сами дали дом небольшой 😃😃😃. ..

      Excluir
  3. Olá !!
    Encontrei seu blog nas andanças pelos blogs q sigo e achei bem legal suas dicas das portas de correr e do post anterior das ferramentas on line ! Já comecei a te seguir ! Vou acompanhar !!
    Estou construindo e se puder passa lá !!
    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise,
      Que bom que gostou do blog! Espero que ajude na sua construção. Achei linda as cores dos seus ambientes! Adorei o cinza do quarto. Eu pensei nesse cor, mas como meu apê é pequeno, fiquei com medo de escurecê-lo.
      Boa sorte!
      beijos!

      Excluir
  4. Oi, esse post é ótimo pra esclarecer dúvidas sobre esse tipo de porta, acabei gastando muiii com o kit de roldanas aparentes!!! não pesquisei e .....
    mas tá bom porque adorei o resultado!!
    Me tira uma dúvida , que massa é essa que vc passou na sua porta antes de pintar????
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lili,
      Eu pensei seriamente em colocar trilhos aparentes na porta do banheiro. Acho-os lindos! Mas estavam caros demais, pra uma porta que ficaria meio escondida. Mas já tive uma porta dessas em outro apê e acho q vc não vai se arrepender.
      A massa que usamos é massa corrida mesmo, usada em paredes.
      bjos!

      Excluir
  5. Adorei encontrar a solução para os trincos, muito boa a dica, será que funciona??
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alê, infelizmente eu não testei a ideia, mas acho que vc pode fazer um teste na própria loja. Tente simular uma porta e uma parede com duas tábuas de madeira ou algo assim. Eu faria isso. Ou então, compre o trinco e se não der certo, troque por outra coisa. E se der certo, avise a gente, que eu publico aqui!
      beijos!

      Excluir
  6. Adoro portas de correr. Economizam um ótimo espaço. Bianca, meu blog esta mega ativo agora! o/
    To iniciando a construção da minha casa *-* Tá bem no início mesmo, mas passa la pra saber como vai ser.
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline,
      Que bom que sua construção está andando. Dei um pulo no blog e gostei da qualidade das fotos e achei a ideia de escrever sobre a construção de uma casa ecologicamente correta, sensacional! Parabéns! Vou voltar sempre lá!
      beijos

      Excluir
  7. posso parafusar o trilho apenas na parede ?
    seu apê ta lindo bia !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yakamoia,

      Não sei como vc conseguiria fazer isso, pois o trilho tem um formato de U de cabeça pra baixo, então vc não consegue entrar com a chave de fenda dentro dele...

      Outra coisa que tb acho impeditiva, é que o trilho ficará muito próximo da parede, com isso a porta não correrá bem, pois ela costuma ser mais larga que o trilho.

      Abs!

      Excluir
    2. vou fazer os furos no trilho e parafusar ele nas laterais, e o buraco que vai ficar no outro lado eu vou tampar com a caixa né.
      me mostra como você fez essa com essas ripa emcima? não to achando o link.
      quero fazer nesse estilo:
      http://imageshack.us/photo/my-images/690/dsc01519vd.jpg/
      mas n sei se o trilho ta parafusado direto na parede.
      Abração ;)

      Excluir
    3. Yakamoia,
      Se você atravessar os trilhos com o parafuso, a porta não vai correr direito. O que se faz geralmente é aparafusar o trilho numa tábua grossa de madeira e essa tábua você aparafusa na parede. Repare nas fotos 5, 6 e 7. Nelas vc percebe que o trilho foi preso na madeira e que esta foi afixada na parede. Depois você esconde os trilhos e a caixa de madeira com uma tábua mais fina.
      Espero ter ajudado.
      Abraços.

      Excluir
  8. que isso biancaa adoooorei essa porta e esse barrote é de que material?

    ResponderExcluir
  9. oooi bia ... que material é o barrote que você parafusou o trilho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei bem o que vc quer dizer com barrote, mas se for a tábua onde aparafusei o trilho, ela é de madeira maciça. Só não sei dizer qual madeira.

      Excluir
  10. adorei as explicações em breve eu e o marido colocaremos uma no nosso quarto se surgir alguma dúvida eu volto aqui!
    bjinhuu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi oi, que bom que ajudei com minhas explicações! Qq dúvida, pode voltar. bjos!

      Excluir
  11. Gostaria de saber se há como trancar a porta de correr pois os modelos que vejo so tem puxador...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Josue,
      Escrevi um post sobre isso. Veja aqui:
      http://reformareforma.blogspot.com.br/2012/03/pronto-como-trancar-porta-de-correr.html

      Excluir
  12. Uau, acho que voce salvou minha vida(rsrsr)!

    Estive orçando preço de porta de correr e quase cai pra tras.. o seu blog é show... vou agora comprar o material...so uma duvida.. quantas roldanas eu uso para uma porta de 70cm?

    Parabens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andrea,
      Fico feliz que tenha ajudado! Mas olha, já existem roldanas mais modernas no mercado. Esse modelo que usei é meio antigo e faz um pouco de barulho. Acho que a melhor pessoa pra te tirar essas dúvidas seria o marceneiro ou o vendedor da loja.
      beijos e boa sorte!

      Excluir
  13. Biancolina,
    adorei suas explicações!!!! Como vc é detalhista.
    As fotos são muito passo a passo e não deixam dúvidas na montagem!! Agora vou animar fazer por conta própria, o orçamento que recebi me deixou desanimada, acho que conseguirei fazer num preço melhor orientando um marceneiro mais barato. Obrigada.
    Bjs Denise

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise,
      Que ótimo! Fico muito feliz que meu post esteja assim tão claro e que te ajude a economizar na montagem das portas! Depois de tudo pronto, conte-nos se deu certo, tá?
      beijos!
      Bianca

      Excluir
    2. Oi Bianca!!
      Pode deixar, ja comecei minhas pesquisas de materiais que vou precisar. Assim que fizer, mando as fotos e te conto tudo!!
      Valeu
      Bjs

      Excluir
    3. Oba! Legal!!! Se vc deixar, eu faço um post! Seria ótimo!
      beijos!

      Excluir
  14. Nossa, Bi!! Como é q pode?! Tava procurando uma porta de correr no Google no estilo faça vc mesmo e te encontrei!! E olha q já sigo teu blog e nunca tinha visto esse post!! Rs!!
    Amei a explicação! Vou salvar! Bjos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniela,
      Que bom que a explicação te ajudou! De repente esse post foi publicado antes de vc ter começado a me seguir. Sei lá. Mas fico feliz que tenha encontrado :)
      Qualquer dúvida estou à disposição!
      bjos

      Excluir
  15. Oi Biancolina, tudo bom? Sensacional este post de porta de correr! Estava caçando e não estava achando tudo explicado, mas salvastes a minha vida. Rsrsrs Moro em apt alugado e queria resolver o problema da porta de correr do banheiro sozinha mesmo.

    Mas, a dúvida que tenho é: Encaixa primeiro a guia fixada já no chão dentro da porta e só depois no trilho em cima, é isto?
    Outra coisa, esses vãos para a porta foi você quem fez?

    Se quiser conhecer, também tenho um blog.

    Andréa Granja.
    www.soumaisminhacasa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andréa,
      Obrigada pelos elogios, sempre fico contente quando sei que meus posts ajudam!!!
      Olha, você me deu a ideia pra um post. Só com texto eu não vou conseguir explicar muito bem como o encaixe acontece. Se você não estiver com muita pressa, eu faço um post. Se for urgente, eu tento te explicar por aqui mesmo.
      E sobre quais vãos vc está perguntando? Os que ficam na base da porta, pra encaixar nos trilhos?
      beijos! Bianca

      Excluir
  16. Ola Biancolina
    tudo bem? Que tipo de pintura voce aplicou na sua porta?
    Estava pensando em aplicar laca mas fiquei de boca aberta quando me falaram o preco....cerca de $1,000 / porta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi oi,
      A pintura das minhas portas foram feitas por um pintor de paredes mesmo. A mesma pintura aplicada em qualquer porta de casa. Laca realmente é muito caro, não tenho condições. :)
      beijos, Bianca

      Excluir
    2. Obrigado Bia pelas respostas, seus posts tem me ajudado com diversas duvidas. Abrs, Sergio

      Excluir
    3. Que bom, Sergio, fico muito feliz! Se quiser depois, me enviar fotos do que vc tem feito, pra que eu publique por aqui, seria bacana :)
      bjos, Bianca

      Excluir
  17. Olá Bianca, em primeiro lugar quero parabenizar pelo seu post no qual ajuda e muito pessoas assim como eu que deseja instalar este sistema de porta de correr.
    Eu tenho uma duvida, como fica o acústico neste sistema, o som sem propaga mais fácil?
    Pergunto isto pois percebi que fica uma fresta de luz entre a porta e o batente.
    Desde já agradeço a sua atenção. Anderson Novak - Guarulhos - SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anderson,
      Fico muito feliz que o post esteja te ajudando. Essa era uma das intenções.
      Olha, sobre o isolamento acústico, esse tipo de porta realmente não é o melhor para abafar sons. Se você tem apenas uma porta de correr e o restante é parede, tanto melhor. Mas no meu caso, quase tudo é porta e o fechamento não ficou dos melhores, então o som escapa do quarto e tb entra som de fora. Então se vc divide o apartamento com alguém, pode perder um pouco de privacidade.

      Espero ter ajudado!

      Abraços, Bianca

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta Bianca,
      Pesquisando um pouco mais na net encontrei um tecido para parede que pode ser aplicado na junção entre a porta e o batente e claro também na parede.
      Este tipo de tecido:
      Copie e cole no seu navegador
      http://www.acustica.ind.br/Tecido%20para%20parede.htm
      Com isto acredito que vou reduzir bastante o problema acústico.

      Mais uma vez muito obrigado e que Deus te Abençoe.

      Excluir
    3. Oi Anderson,
      Pode ser que seu problema melhore com esse tecido, mas não sei se seria o suficiente, porque as frestas continuariam existindo. A não ser que você arrume um excelente marceneiro, que consiga fazer o encaixe das portas muito bem feito.
      Espero que funcione :)
      Abraços, Bianca

      Excluir
  18. Oi Tenho dúvidas, o portal e de marmore so que não gostei da cor...Sera que posso revestir com outro material..emborachar,papel de parede.....Obrigada. Quezia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Quezia,
      Olha não me lembro de ter visto mármore ou granito revestido, mas acredito que seja possível cobrí-lo com fórmica. Não sei se ficaria bonito, mas como existem diversas cores e estampas, talvez você encontre alguma que te agrade. Procure saber com o fornecedor se isso é possível.
      Abraços!

      Excluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Ola Biancolina, boa noite!
    Excelente post, parabéns.
    Gostaria de saber como vc fez o corte (valeta) no fundo da portas para encaixar o trilho guia (última foto) e qual a ferramenta usada.
    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Antonio,
      Preciso me informar com o marceneiro, mas acredito que ele tenha começado o rasgo com um serrote e cavado mais com um formão, pois foi tudo feito à mão e no próprio apartamento.

      Abs.,
      Bianca

      Excluir
    2. Oi, Antonio,
      Tenho que confirmar com o marceneiro, mas acredito que ele tenha começado o rasgo com um serrote e cavado o restante com um formão, pois tudo foi feito à mão e no próprio apartamento.
      Abs.,
      Bianca

      Excluir
  21. Cara, muito boa a sua explanação, fica fácil dar manutenção neste tipo de portas.

    ResponderExcluir
  22. Ótimas dicas, Bia!! Valeu mesmo!! Tenho que comprar portas de correr para meu banheiro e suíte! Não sabia nadinha!! Tô bem sabida agora!! hehehe Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana,

      Que bom que ajudou na sua compra! Fico muito feliz! Boa sorte com as portas!

      beijos

      Excluir
  23. Olá, meu nome é Dirci. adorei as explicações. EStou doida pra fazer aqui em casa. Me perdi um tiquinho ali no final, onde coloca aqueles apetrechos pra porta nao ficar bamba. Como é qe vou encaixar aquela coisinha lá, gente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dirci,

      Não tem nenhuma dificuldade em encaixar a porta na guia. Como ela tem o rasgo na sua base, fica fácil. Qq marceneiro sabe como se faz. Se vc mesma for fazê-lo, pergunte ao vendedor da loja onde comprar os assessórios pra montar a porta.

      Abraços!

      Excluir
  24. Muito legal esse post, bem explicado...Amei! Meu esposo comprou uma porta comum só que i quero mesmo é de correr, vou tentar convence-lo usando esse post....rsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Cristiane! Espero que te ajude mesmo! Beijos!

      Excluir
  25. Adorei. Conseguiu passar informações de forma prática e de fácil compreensão. Excelente. Parabéns.

    ResponderExcluir
  26. Adorei. Conseguiu passar informações de forma prática e de fácil compreensão. Excelente. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Patrícia! Essa era a intenção. Espero que te ajude. Beijos

      Excluir
  27. Boa tarde, necessito de uma informação. Portas de correr fazem vedação acústica como as portas convencionais? É que retirei porta convencional de banheiro colocando porta sanfonada. Como moro sozinho não escutava o uso do banheiro por outras pessoas. Mas a partir da primeira visita, com as portas sanfonadas, pude perceber o erro que cometi, pois escutei barulhos da visita pelo uso do banheiro.
    Grato Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, nunca tive problemas com a minha porta de correr. Acredito q ela não vede o som tão bem qto as portas convencionais, mas acho que a de madeira ainda deve ser melhor do que a sanfonada. Mas não sou expert no assunto, então não posso te dar certeza. Abraços

      Excluir
  28. Oi Bianca Adorei a sua idéia...
    Resolve o problema que estou com a falta de espaço no banheiro, só me responde uma dúvida ela fica com algum vão entre a porta e parede, porque se não complica se ficar um espaço não dá pra ver do lado de dentro???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, realmente esse vão existe, mas vc só consegue ver alguma coisa olhando na lateral e dependendo do que estiver à vista do lado pro qual o vão está aberto, não se vê nada. É o caso do meu banheiro. Nunca tive problemas com isso.
      Mas vc pode ver com seu marceneiro pra colocar a porta bem rente ao portal.
      Abraços.

      Excluir
  29. Bianca,

    Boa tarde!

    Saberia me informar se é possível colocar uma porta dessa numa parede de Drywall?
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Junior,
      Não sei dizer se uma parede drywall aguentaria o ir e vir da porta. Aconselho que vc pergunte pro revendedor do drywall ou para algum arquiteto. Abs.

      Excluir
  30. Achei tudo q procurava.muito obrigada linda.Deus te abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, fico muito feliz em ter ajudado. Boa sorte com sua porta de correr :)

      Beijos

      Excluir
  31. Bom dia! Me dá uma ajuda, sabe se tem como colocar esse tipo de porta de correr no drywall?

    ResponderExcluir
  32. Bom dia! Me dá uma ajuda, sabe se tem como colocar esse tipo de porta de correr no drywall?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nilceia, infelizmente não sei te dizer se uma parede drywall aguenta portas de correr. Melhor perguntar para o fabricante do drywall ou para o marceneiro. Boa sorte!

      Excluir
    2. NILCEIA, drywall não aguenta porta deslizante a menos que seja colocada internamente vigas sustentáveis.

      Excluir
    3. Eu imaginei q não aguentaria mesmo, mas fiquei com medo de dar certeza. Obrigada pela resposta!

      Excluir
  33. Ola,saberia min informar se é possível eu comprar as roldanas e os trilhos eu e instalar na minha porta comun ?? Será que dá certo
    Ameii seu blog bem explicado ta de parabéns bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá certo sim. Salvo engano, as roldanas com o trilho de 2m saem mais ou menos por 70 reais.

      Excluir
    2. NÃO SEI ONDE VC MORA AMIGO, MAS ESSE VALOR DEVE SER NO SEU ESTADO, POIS AQUI NO RIO DE JANEIRO ESTÁ R$250,00 E EM LOJAS QUE COSTUMAM TER BOM PREÇO, COMO CHATUBA E C&C

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Resido aqui em Brasília e a média de trilho com roldanas sai nessa média mesmo. O kit é aquele simples de aluminio com roldana. Na leroy Merlin aqui o kit mais simples está por 93,00 e a TOZETTI vende por 80,00 o kit completo. Só pra constar, esse valor é vigente em SP, AM, MG, DF entre outras capitais brasileiras. No seu Rio de Janeiro, um estado falido, deveria ser mais barato, rs

      TRILHO 2 METROS http://www.leroymerlin.com.br/trilho-fermax-para-porta-de-correr-2m-aluminio-prata_87306310
      ROLDANA http://www.leroymerlin.com.br/roldana-concava-para-porta-de-correr-ate-20kg-aco_87338566

      Excluir
  34. Algum tempo atrás eu fiz 4 portas de correr aqui pra casa usando madeirite de 20mm e deu super certo. Recomendo.

    ResponderExcluir
  35. Você parece entender bastante do assunto, poderia fazer um post sobre porta de abrir também!

    ResponderExcluir
  36. Olá Bianca! Seu post é antigo, mas continua na "moda" kkkk se ainda puder responder, eu queria saber como é que se faz esse corte embaixo da porta, pra por o trilho pra correr no pino... tô aqui quebrando a cabeça... Obrigada!

    ResponderExcluir
  37. Oi, Déia, o rasgo na base da porta para passar o trilho é feito com um formão. Os marceneiros conhecem a técnica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  38. Só falta uma cromada para dar o acabamento final.

    ResponderExcluir
  39. Boa tarde, gostaria de saber sobre trilhos e roldanas deslizantes para porta de correr de vidro com perfil de alumínio para armário de quarto. Você indica algum trilho suspenso e embutido?

    ResponderExcluir
  40. Oi, gostaria de saber se existe ferragem para PENDURAR UMA PORTA SANFONADA ( NA VERDADE UM BIOMBO SANFONADO). Obrigada. Só acho pino guia
    O biombo é de compensado revestido de fórmica REAL COLOR ( A QUE NÃO TEM MIOLO MARROM E SIM TODO DE COR ÚNICA)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, infelizmente não posso te ajudar. Não sou arquiteta ou decoradora, só escrevi sobre o que fizemos na minha reforma.
      Mas imaginando assim a sua ideia, acho que daria pra prender o biombo como se fosse uma cortina, com argolinhas. Só tem que ver se eles aguentam o peso do biombo. Seria algo desse tipo:
      http://www.centerfatima.com.br/produto/trilho-suico-duplo/
      https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-948137304-cortina-voil-trilho-suisso-wave-6mx250-2-capas-almof-_JM?quantity=1
      http://cortinasfenix.com.br/acessorios-para-cortina/rodizios-para-trilho-comum-de-cortina-com-10-unidades-detail
      Espero te ajudado.

      Excluir
  41. Porque a porta tem que ser maior? Nao pode pregar o trilho na extremidade do vao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lucinea, o vão que eu tinha era bem maior que uma porta normal, por isso eu precisei aumentá-la. E não teria como prender o trilho na extremidade do vçao, pois a porta precisar correr atrás da parede. Bjos

      Excluir
  42. Po legau uma das coisas boa da internet e isso .otimas materias de bom aproveito ....obrigado pelas ....dicas ...aprendendo pra viver .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa! Fico muito feliz que esteja te ajudando. Essa sempre foi a intenção! Abraços!!!

      Excluir
  43. Gostei muito da explicação.
    Sem rodeios e sem complicações.
    Parabéns pela praticidade.
    Estou reformando aos poucos a minha casa. Minha esposa gostou muito desse modelo de porta.

    ResponderExcluir
  44. Amei essa publicação. Estou pesquisando a algum tempo como transformar uma porta comum em uma porta de correr com uma boa explicação ou melhor "ótima"explicação. Me salvou. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ajudou! Mas como essa publicação é antiga, informe-se com o seu marceneiro sobre roldanas mais modernas e até mesmo outros formatos de trilho :)

      Excluir
  45. Caramba, melhor que um video chato do YT!! Ajudou MUITO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ajudou! Agora dá uma pesquisada em roldanas pra porta de correr, pq esse post é meio antigo e tvz já existam rolamentos mais modernos. Abraços!

      Excluir
  46. Muito interessante as soluções apresentadas para porta de correr. Além de ter inúmeros modelos, agrega valor imensurável ao ambiente. Parabéns

    ResponderExcluir

Posts relacionados - Plugin for WordPress, Blogger...