segunda-feira, 4 de julho de 2011

Como está e como deve ficar

Muito importante antes de se começar qualquer reforma, é você fazer um planejamento. Não que eu tenha feito algo mirabolante, mas pensar ao mesmo no que você quer modificar é essencial. E pra isso, é necessário que se tenha uma planta do local. Sem ela, não se começa nada.

Bom, tentei catar uma planta na prefeitura do Rio. Pra quem não sabe todas as edificações no Rio de Janeiro tem suas plantas armazenadas na prefeitura. Qualquer pessoa pode requisitar qualquer planta no térreo da sede da prefeitura que fica na Av. Presidente Vargas. Mas... Na prática não é bem assim que acontece. Dependendo do bairro ou da data de construção do imóvel, a planta se perdeu ou está calamitosamente comido pelas traças. Aí... Pode esquecer... 

Mas então, fui atrás da planta, porque queria saber a exata posição de colunas e vigas. A peregrinação foi tortuosa e em vão, mas essa eu deixo pra outro post. O que importa é que a planta que consegui não tinha as informações das quais eu precisava, então o jeito foi tirar as medidas com uma mega trena e descobrir vigas e colunas quebrando as paredes mesmo. Algumas surpresas chatas surgiram no meio do caminho, que também ficarão para outros posts, o que quero mostrar aqui, são as modificações básicas que pretendo fazer (e como vocês já devem ter visto nos posts anteriores, já foram feitas).


Acima você pode ver a planta original. A sala possuía um cachimbo onde uma das suas duas janelas deixava entrar um naco de luz, enquanto o quarto ficava com duas belas janelonas.
Já a cozinha era menor do que a área.

Como você pode ver abaixo, resolvi quebrar umas paredes e arrastar a parede do banheiro de empregada. 


E assim é como a coisa toda deve ficar. A Sala ganha 3 enormes janelas, o quarto passa pros fundos, ficando mais distante do barulho da rua (o apê é de frente) e a cozinha fica maior, enquanto o banheiro de empregada dividirá espaço com máquina de lavar, tanque e escorredor de roupas.

Ah, sim. E pra que o quarto não fiquei muito escuro, já que ele só possuirá uma janela num cantinho, pretendo colocar portas de correr, que provavelmente ficarão abertas quase sempre. :)


É claro que eu já tinha toda uma idéia de como distribuir os móveis na casa, até me deparar com vigas e colunas indesejáveis. Mas isso é assunto pra daqui a pouco.

Um comentário:

  1. Qual programa usou para desenhar suas plantas?
    Email ca-juninh0@hotmail.com
    Me responde no email por favor.

    ResponderExcluir

Posts relacionados - Plugin for WordPress, Blogger...