terça-feira, 12 de julho de 2011

As vigas que atrapalham nossas vidas - capítulo 2

ERRATA! Depois de ter escrito esse post, recebi um comentário do Fernando, que é engenheiro civil e engenheiro eletricista. Ele me corrigiu dizendo que a tal "viga" em questão não é uma viga, e sim uma verga. Então, onde vocês leem viga, troquem por verga, ok? Valeu, Fernando!

Esse apezito e suas vigas vão dar o que falar! Depois pretendo fazer um post mostrando todas elas. Vocês vão morrer de rir! Mas por hora vou me ater a viga que teve de ser retirada.

Calma! Calma! Calma! Ninguém aqui é louco. Não, não tiramos nenhum viga estrutural. Até porque eu seria a primeira afetada por um teto caindo na minha cabeça. Nem pensar! Vigas NÃO PODEM, de maneira nenhuma, ser retiradas a torto e a direito, ok? Consultem sempre um engenheiro antes de qualquer tipo de modificação estrutural dessas!!!

A viga em questão não era estrutural. Nós já sabíamos disso, pois ela havia sido colocada ali pelo meu avô, quando fez a primeira modificação no apartamento. Como vocês podem ver na foto abaixo, ela estava apenas "emoldurando" o portal que dividia a sala e onde agora pretendo colocar o quarto. Por que ele colocou uma viga enorme ali? Bem... era o que se fazia na época. Hoje em dia, faríamos tudo com gesso. Enfim...

Mas porque tirar a viga daí, Biancolina? Não dá pra deixar ela quieta no seu canto? A resposta é simples, estão vendo a quina que também será arrancada, na foto acima? Ela está segurando a viga. Se a gente tira esse pilar daí, corremos o risco de sermos achatados por uma viga maldita. E ninguém quer isso, correto?

Bom, agora que vocês entenderam porque é que ela sai, vamos ao problema de número 2. Como se arranca do teto uma viga de aproximadamente 350kg?! (Ok, a gente achou que ela pesava tudo isso e como vocês verão, a solução encontrada foi pensando nesse peso todo. No final descobrimos, que havíamos calculado seu peso errado. Mas aí ela já estava no chão, hehe)

Mas então! Nada como um pai engenheiro e cauteloso, pra solucionar um problema como esses de forma correta. E antes que esse post fique prolixo demais, vou deixar que as fotos falem por si e expliquem a solução que encontramos.

Como fica difícil arrancar uma viga tão pesada de uma só vez, a solução foi quebrá-la em 3 pedaços. E para que ela não desabasse no meio do procedimento, foram colocadas 3 escoras de madeira abaixo dela.



Pra não arranhar o chão uma viga de madeira foi posicionada de fora a fora.
Outra foi colocada abaixo da viga de concreto, pra ajudar a escorá-la.

As escoras de madeira foram cortadas um tantinho maior que o vão, pra que ficassem bem presas e firmes.


E pra não corrermos o risco de que elas saíssem do lugar, elas ainda foram pregadas no chão e no topo.

Pra arrematar, ainda colocamos duas vigas de madeira na diagonal,
assim as escoras não sairiam do lugar mesmo!

E aí, foi só começar o quebra-quebra. Aqui você vê o final da operação.

Detalhe, pra facilitar a retirada desse último pedaço da viga, foi feita uma "cama" com o entulho, logo abaixo dela. Aí, foi só quebrar a parede e depois empurrá-la pro chão!

Olha a cara de satisfação e dever cumprido da galera! (Atrás você vê a "cama" de entulhos)

Pra tirar a quina que sobrou e o portal de madeira, ficou fácil!
E olha ela aí! Do tamanho de um pé de pedreiro! Vigão!!!

10 comentários:

  1. Preciso quebrar uma parede que tem uma coluna no meio para colocar uma porta, como faço? meu pedreiro disse que preciso bater uma lage mas honestamente não consigo entender

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu não quebraria uma parede com uma coluna. Colunas sustentam as construções, então vc corre sérios riscos de abalar a estrutura da sua casa. Sobre bater a lage, não sei dizer, pois não sou engenheira. Se eu fosse vc, procuraria um engenheiro pra te ajudar com esse problema.
      Espero ter ajudado. Abs.

      Excluir
  2. Preciso quebrar uma parede, acima dela ha uma viga, mas essa viga ira permanecer. Se eu retirar somente a parede a estrutura da casa pode abalar ?

    ResponderExcluir
  3. Quem sabe vc tira esse post maldito do ar, pois pelos comentários tem gente achando que pode tirar QUALQUER viga que esteja "atrapalhando" seus planos de reforma. Tem gente demais irresponsável nesse mundo, e vc está sendo irresponsável também ao colocar no título "as vigas que atrapalham nossas vidas".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo perfeitamente a sua preocupação e já modifiquei o texto, para deixar mais claro que não é qualquer viga que pode ser retirada. Aliás, quase nenhuma.
      Obrigada pela observação.

      Excluir
  4. Parabéns pelo post! Apenas uma correção, isso não é uma viga, isso é uma verga! Muito usada em portas e janelas (neste caso em conjunto com a contra-verga também). Sou engenheiro civil e engenheiro eletricista (sim duplamente engenheiro rsrs).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernando, obrigada pela correção. Que bom que gostou do post!
      Abs.

      Excluir
  5. Olá, bom dia!
    Preciso quebrar um pedaço de uma coluna para por um portão na entrada da minha casa maior, o tamanho atual da entrada está com 0,95 centímetros, e o portão tem 1,12 metros, corre algum risco na estrutura da minha laje se eu fizer essa abertura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor cortar o portão , do que mexer com a coluna , com o tempo as trinca aumentam e o abala toda estrutura .

      Excluir
  6. Olá, Pedro, não sou arquiteta, nem engenheira, mas da experiência que já tive com obras e através de conversas com engenheiros, sei que nunca é bom mexer em colunas e vigas. São elas que mantém a estrutura da sua casa.
    Aconselho a você, consultar um engenheiro, antes de fazer qq tipo de modificação na sua coluna.
    Abs.

    ResponderExcluir

Posts relacionados - Plugin for WordPress, Blogger...