quarta-feira, 27 de julho de 2011

As vigas (e colunas) que atrapalham nossas vidas - capítulo 3

Promessa é dívida, então vamos lá. Neste post terei a honra de apresentar a vocês todas as vigas que foram descobertas durante o quebra-quebra.

Bom, o maior problema num imóvel lotado de colunas e vigas, é que elas se transformam em obstáculos para passagem de canos, cabos e fios. Acontece que, nos idos de antigamente, as pessoas não precisavam de tantas tomadas quanto hoje e nem tinham internet, tv a cabo e essas outras facilidades da vida moderna. Ou seja, vigas e colunas não eram obstáculos. Porém agora o são e como não queríamos passar cabos pelo chão, tivemos que fazer alguns malabarismos para conseguir distribuí-los melhor pela casa.

Fora o fato de que, em alguns casos, vigas e colunas acabam dividindo os ambientes. Nesse caso você escolhe se rebaixa tudo que é teto ou se usa essa característica a seu favor.

Veremos neste post e em outros da série, quais as soluções que encontramos para contornar esses obstáculos.


~ ~ ~ ~ ~ ~  Vigas e colunas na sala - caso 1  ~ ~ ~ ~ ~ ~

Como vocês podem ver na foto abaixo, Temos uma coluna entre a sala e o corredor do apê.  Percebam que, para passarmos os cabos, que vem do final do corredor para o outro lado da sala, precisaríamos furar a coluna. O que não é possível. Coluna não se fura.

Ah, sim! Coluna chama viga e viga chama coluna. Então, pra piorar nossa situação, encontramos também uma viga atravessando a parede desta coluna de fora a fora. Ela fica a mais ou menos 2,40m do chão. Perceba como o buraco na parede pára à certa altura. Nada de passar cabos mais altos por ali.


Solução: Até a altura da faixa vermelha da foto abaixo, faremos um rebaixo de gesso. Assim o conduíte pode subir até essa altura e ficar escondido atrás do rebaixo.


E aqui você vê, em rosinha, o rebaixo por onde passarão os conduítes e poderão atravessar a sala. (A cor rosa, foi somente colocada aqui para destacar o rebaixo na imagem. Não será desta cor, ok?)




~ ~ ~ ~ ~ ~  Vigas e colunas na sala - caso 2  ~ ~ ~ ~ ~ ~

Em outra parte da sala, temos as famosas vigas e a coluna que dividiram o ambiente e acabaram por definir onde ficaria meu living, o escritório e a mesa. Veja aqui. Reparem como essas vigas tem alturas diferentes. O.o 





E pasmem! As vigas não são grudadas na coluna!!! Vou precisar engrossara coluna até que ele encoste nas vigas. O_O



Solução: 
Pra passarmos os cabos do lado direito para o esquerdo da sala, a idéia inicial era fazer uma prateleira como na imagem abaixo. Os conduítes ficariam escondidos acima dela. (Mais uma vez, esqueçam a cor rosa!). 


Acontece que, pela altura da prateleira, ela não seria suficiente para esconder os conduítes. Olhando de longe, eles ficariam visíveis. Acabamos mudando de idéia e resolvemos  preencher a base das vigas com uns 4 cm de gesso (ao invés de elas ficarem com altura de 75cm, ficarão com 79cm). Desta forma, os conduítes passarão por dentro desse preenchimento. Depois, se eu quiser colocar prateleira, eu decido.



~ ~ ~ ~ ~ ~  Vigas e colunas na sala - caso 3  ~ ~ ~ ~ ~ ~

Bom, essa viga aí abaixo dispensa maiores comentários. Já é nossa conhecida e teve post próprio.




~ ~ ~ ~ ~ ~  Vigas e colunas na sala - caso 4  ~ ~ ~ ~ ~ ~

E pra encerrarmos a apresentação das colunas e vigas da sala (ainda estamos apenas na sala!), mostro a vocês mais uma parede cheia delas! Veja que confusão! Como fazer pra passar os cabos de um lado ao outro desse portal?


Solução: Aqui não teremos outra opção a não ser passar os cabos pelo chão mesmo. Os conduítes atravessarão o portal pelo piso (aliás ali não temos tacos. No chão do portal - que era uma porta de quarto - ficava um trilho pra porta de correr, colocaremos uma soleira de madeira nesse buraco) e quando chegar na parede, tiraremos os tacos bem próximos à parede, que será, então, escavada abaixo da vida. Desse jeito passa bem um conduíte.

Não falei que reforma era igual a um quebra-cabeças? Aguardem os próximos capítulos!

6 comentários:

  1. Vixi... Santa Maria das Vigas hein... rsrsrsr Então, elas atrapalham mesmo, assim como as colunas. Mas não tem jeito, aquilo que é estrutural, estruturado está! O jeito é fazer o que vc está fazendo mesmo, adaptando, cobrindo com gesso... Mas olha, parabéns pela coragem, a mexida ai está sendo grande hein! Boa obra!

    ResponderExcluir
  2. Oi oi,
    É claro que essas vigas não eram muito bem vindas, mas no final, me ajudaram a ter novas idéias. Acho q vai ficar legal!
    beijos e valeu pela visita!

    ResponderExcluir
  3. Vixi na minha obra o predeiro passou os canduites por dentro das colunas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente, que perigo! Não sei se você sabe, mas toda obra atualmente precisa de um engenheiro acompanhando. A sua não teve esse acompanhamento?
      Bjos!

      Excluir
  4. No meu caso foram reclamar no prédio para a síndica, que o meu apartamento estava com vazamento, prejudicando assim o vizinho do andar abaixo. Ao verificar tal situação, fui neste imóvel previamente combinado é fotografei a viga que estava com um vazamento até fraquinho porém acreditem, quebraram uma viga no banheiro para colocar uma tubulação de água dentro das coluna e um lindo espelho q recobre está viga, afixado por parafusos enormes e o culpado sou eu 🤗 do andar acima. Por favor...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente, que perigo! Quebrar uma viga pra passar tubulação! Isso é um perigo pra estabilidade do prédio! Tem que denunciar o seu vizinho!
      bjos

      Excluir

Posts relacionados - Plugin for WordPress, Blogger...